Perfil do Egresso
O Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania é destinado a professores de estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, bem como quaisquer graduados que desejam se especializar nas áreas de abrangência do programa e atuam ou pretendem atuar em instituições públicas e privadas dos setores de educação, lazer, cultura, desenvolvimento urbano e meio ambiente. Trata-se, portanto, de um curso que objetiva promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos, a formação científica continuada, a qualificação e, sobretudo, a capacidade de mobilização de saberes teóricos e práticos em prol da melhoria do ensino, do desempenho profissional, da consciência política e do exercício da cidadania.
Nesse sentido, o Curso visa o desenvolvimento cognitivo e o estímulo à produção, difusão e utilização de saberes, seja através do desenvolvimento de habilidades e competências que promovam reflexões e ações e consonância com as concepções e diretrizes que regem a educação no país, seja na busca da melhoria dos processos produtivos de bens e serviços. Objetiva, especificamente, a preparação para o desempenho de tarefas e funções relacionadas com a preservação, conservação e difusão do patrimônio cultural e natural, tendo por base os domínios da História, Geografia e áreas afins. Para os que já atuam nestas atividades, propõe contribuir para o avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos.
Os egressos do Curso deverão, portanto, conceber a pesquisa científica como etapa necessária no processo de aquisição e difusão de saberes. Além disso, que o domínio competente e crítico do conhecimento é indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à formação do graduado, seja contribuindo para que ele se transforme em um pesquisador da sua prática, seja capacitando-o para utilizar tecnologias, com as da informação e comunicação, aliadas a métodos e técnicas de investigação em ações como: a) elaboração e execução de projetos de educação patrimonial e ambiental; b) identificação, inventariamento, conservação e difusão do patrimônio histórico e cultural brasileiro; c) elaboração de laudos técnicos sobre patrimônio em risco e sobre impacto ambiental.