Viçosa, cidade aberta é o tema do dossiê da Revista de Ciências Humanas

Revista de Ciências Humanas da UFV abriu chamada pública para submissão de trabalhos ao dossiê Viçosa, cidade aberta, organizado pelos professores do Departamento de História Angelo Adriano Faria de Assis, Patrícia Vargas Lopes de Araújo e Vanessa Lana e pela técnica administrativa Luiza Oliveira Pacheco, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

O objetivo é receber artigos científicos que aprofundem as discussões sobre aspectos espaciais e socioeconômicos de Viçosa, um município de médio porte localizado no interior de Minas Gerais. A proposta é contribuir para o debate sobre os processos de expansão e configuração da malha urbana da cidade, a partir de artigos que tratem sobre a formação e produção de seu espaço, bem como das relações socioeconômicas que permeiam esses processos.

Também serão aceitas entrevistas com indivíduos ou grupos de indivíduos que vivenciaram a escalada das questões socioespaciais do município e tenham perspectivas que possam auxiliar na compreensão desses fenômenos. O prazo máximo para a submissão de trabalhos é 1º de abril de 2024.

A apresentação dos artigos científicos e das entrevistas deve ser feita seguindo os seguintes eixos temáticos:

1. Dinâmicas socioespaciais entre o centro e a periferia de Viçosa;
  2. Processos de centralização, segregação e territorialização na cidade;
  3. Produção do espaço público em Viçosa;
  4. Processos viçosenses de renovação urbana;
  5. Atuações públicas e privadas na formação do espaço construído de Viçosa;
  6. Dinâmicas territoriais e culturas das periferias;
  7. Patrimônio e espaço público em Viçosa;
  8. Processos de ocupação e formação do território de Viçosa em uma perspectiva histórica;
  9. Paisagem, espacialidades e culturas urbanas.