Seminários de Qualificação dos Alunos do Mestrado

Convidamos a todos para assistirem os Seminários de Qualificação dos alunos do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Segue a programação dos próximos eventos.

Aluno: Augusto Cezar Lorenzato
Título do Seminário: “A FORÇA PÚBLICA NA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DE BELO HORIZONTE: influências do policiamento da cidade na Primeira República (1889-1930)”.
Banca debatedora: Professora Patrícia Vargas Lopes de Araújo (orientadora),  Professora Vanessa Lana (membro -UFV),  Professor Fábio Simão (membro),  Professor Mateus Rezende (membro).
Data: 30/06/2020
Local: Plataforma online.

Aluna: Luciana do Carmo Narciso
Título do Seminário: O arquivo, o museu e a escola: uma interlocução entre o patrimônio Carangolense e o Ensino de História.
Banca debatedora: Gustavo de Souza Oliveira (UFU – orientador); Jonas Marçal de Queiroz ( debatedor – DHI/UFV), Denilson Santos de Azevedo (debatedor – DED/UFV).
Data: 10/12/2019
Local: Sala de Reuniões DHI.

Aluna: Savilly Aimée Teixeira Bruttos
Título do Seminário: Os coretos de Belo Horizonte: usos e aspirações urbanísticas na formação da capital moderna.
Banca debatedora: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (DGE-UFV – orientadora); Patrícia Vargas Lopes de Araújo (DHI- UFV – debatedora); Alexandre Mascarenhas (IFMG OP -debatedor).
Data: 28/11/2019
Local: Sala de Reuniões DHI

Aluno: Romell Fernando Varoto Barbosa
Título do Seminário: Redescobrindo raízes: a paisagem cultural de Raul Soares MG através do Patrimônio Ambiental como agente indutor do desenvolvimento social e da cidadania.
Banca debatedora: Luana Melo e Silva (orientadora – UFOP); Ítalo Stephan (debatedor -DAU/UFV); Leonardo Civale (debatedor – DGE/UFV).
Dia: 12/12/2019
Local: Sala de Reuniões DHI

Aluno: Ednir Damasceno Matias

Título do seminário: “A cachaça de alambique como patrimônio cultural e sua influência no desenvolvimento socioeconômico do município de Presidente Bernardes – MG”Banca debatedora: Jonas Marcal de Queiroz (DHI – UFV); Leonardo Civale (DGE – UFV);
Dia: 25/11/2019.

Aluna: Marina Freitas Vilaça

Título do seminário:  “AVALIAÇÃO DE IMPACTO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: abordagens da atuação da Superintendência do IPHAN em MG
Banca debatedora: Patrícia Vargas, Corina Moreira
Dia: 28/11/2019

Aluno: Rojane de Suza

Título do seminário:  “O diálogo e o trem: um estudo sobre a memória do Museu Ferroviário de Juiz de Fora”
Banca debatedora: Vanessa Lana (DHI-UFV), André Luiz Lopes de Faria (DHI-UFV).
Dia: 21/11/2019.

Aluna: Patrícia dos Santos Bernardo
Título: O PROGRAMA ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL – PRÁTICA DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG.
Banca debatedora: Profa. Dra. Vanessa Lana (Orientadora); Prof. Dr. Angelo Adriano faria de Assis (debatedor); Prof. Dr. Leonardo Civale (debatedor).
Dia: 12/12/2018.

Aluno: Ronaldo de Carvalho Martins
Título:  O ECLETISMO EM VIÇOSA: O EMBELEZAMENTO DA PAISAGEM URBANA DA CIDADE SEGUNDO A ARQUITETURA ECLÉTICA.
Banca debatedora: Profa. Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araújo (Orientadora); Prof. Dr. Leonardo Civale (debatedor); Profa. Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysosotomo (debatedora), Prof. Dr. Alexandre Mascarenhas (debatedor)
Dia: 07/12/2018.
Hora: 09h30min

Aluna: Janice Estarlino Vidal
Título: A TRANSIÇÃO DO MODO DE FESTEJAR O CARNAVAL EM PONTE NOVA-MG .
Banca debatedora: Profa. Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysosotomo (Orientadora); Profa. Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araújo (debatedora); Profa. Dra. Janete Regina de Oliveira (debatedora).
Dia: 28/11/2018.

Aluno: William Lopes de Oliveira
Título: MEMÓRIAS DE UM BURGO VELHO: DISCURSOS PATRIMONIAIS, REFERENCIAIS ESTÉTICOS E RECONSTRUÇÃO DA “PAISAGEM HISTÓRICA” NA IMPLEMENTAÇÃO DOS ALBERGUES DIFUSOS NA COMUNA DE SANTO STEFANO DI SESSANIO, ITÁLIA (1999-2014) .
Banca debatedora: Prof. Dr. Leonardo Civale (Orientador); Prof. Dr. Ítalo Itamar Caixeiro Stephan (debatedor); Profa. Dra. Luana Melo e Silva (debatedora).
Dia: 13/11/2018.

Aluno: Rodrigo Musto Flores
Título: O JOGO DE LUZ E SOMBRAS: OS USOS E ABUSOS DE UMA MEMÓRIA SOBRE A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (1947-2017)
Banca debatedora: Prof. Dr. Luiz Lima Vailati (Orientador);  Profa. Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araujo (Debatdora); Prof. Dr. Francisco Cesar Ferraz (debatedor).
Dia: 13/11/2018.
Hora: 9h30min

Aluno: Herbert Pardini
Título: CAMINHOS MORTOS E PAISAGENS IMAGINADAS NO TERMO DE OURO PRETO EM 1835
Banca debatedora: Profa. Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araujo (Orientadora); Prof. Dr. Angelo Carrara (debatedor); Profa. Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (debatedora); Prof. Dr. Fabio Faria Mendes (debatedor).
Dia: 20/11/2018.

Aluno: Flávio Teixeira da Costa Júnior
Título: O Brasil de Saint-Hilaire: Antroponatura e sensibilidade nos escritos de um viajante naturalista.
Local:  Sala Reuniões do Departamento de História.
Banca Examinadora: Dra. Karla Denise Martins (orientadora),  Dr. Leonardo Civale (debatedor), Dra. Joelma Santana Siqueira (debatedora).
Data:  26/10/2018
Hora: 9:00h

Aluna: Bruna Batista Ferreira
Título: Gênero e Memória: As representações do feminino na Enciclopédia da Mulher (1950-1970).
Local:  Sala de Reuniões do Departamento de História.
Banca Examinadora: Dr. Angelo Adriano Faria de Assis (orientador) Dra. Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (debatedora), Dra. Vanessa Lana (debatedora), Dr. Rafael Dias de Castro (debatedor).
Data:  22/10/2018
Hora: 14:00h

Aluno: Kevin Lucas Campos Ferreira
Título: Memória, Estigma e Poder nas representações sociais sobre o HIV no Vale do Aço.
Local:  Sala de Reuniões do Departamento de História.
Banca Examinadora: Dra. Vanessa Lana (orientadora), Dr. Leonardo Civale (debatedor),  Dr. Guillermo Vega Sanabria (debatedor).
Data:  17/10/2018
Hora: 09:00h