Museu de Entomologia da UFV: da dissertação à institucionalização

No momento em que se discute em todo o país a curricularização das atividades de extensão nas Universidades, o Departamento de Entomologia (DDE) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) acabam de tomar uma importante decisão. Trata-se da institucionalização do Museu de Entomologia da UFV.

A história deste Museu se confunde com a da própria Universidade. Sua coleção entomológica começou a ser constituída em 1927, um ano após a inauguração da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Desde aquela época, percebia-se o potencial de uma coleção de insetos como instrumento científico-pedagógico.

Entretanto, várias coleções foram sendo formadas ao longo dos anos, até que, na década de 1970, o professor Paulo Sergio Fiuza Ferreira reuniu todas no Museu Regional de Entomologia. Esta iniciativa contribuiu para a realização de diversos projetos de pesquisa, bem como para a formação de coleções didáticas elaboradas por alunos de pós-graduação. Com isso, o acervo aumentou consideravelmente, fazendo com que o Museu passasse a ser procurado também por pesquisadores e estudantes de vários países. Para se ter uma ideia, apenas a coleção seca abriga mais de 100 mil exemplares.

Diante disso, o DDE e o CCB decidiram pela transformação do então Museu Regional de Entomologia em Museu de Entomologia da UFV. Para esta iniciativa foi de grande importância a realização da dissertação de mestrado da servidora técnica Eliane de Castro Silva, junto ao Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22050). Concluída em 2018, a dissertação foi defendida perante uma banca examinadora formada pelos professores Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora – Portugal); Verônica Saraiva Fialho (DDE); Vanessa Lana (DHI) e Jonas Marçal de Queiroz (DHI), orientador.

Mais informações sobre o Museu podem ser obtidas no seu site: http:// www.museudeentomologia.ufv.br.

Foto defesa Eliane