Defesas de Dissertações de 2017

Convidamos a todos para assistirem às Defesas de Dissertações dos alunos do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Segue a programação dos próximos eventos.

Aluna: Sabrina Pierre Almeida Guimarães
Título: Discursos Patrimoniais: a construção do Colégio Viçosa como patrimônio.
Banca debatedora: Dra. Vanessa Lana (orientadora), Dra. Roberta Guimarães Franco (debatedora), Dr. Angelo Adriano Faria de Assis (debatedor), Dr. Ítalo Itamar Caixeiro Stephan (debatedor).
Data:15/12/2017
Local: Sala de aulas do Departamento de História

Aluno: Aloysius Gentil Gonçalves
Título: A formação de um município e a construção da identidade local, Inhapim: 1865-1952
Banca debatedora: Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araújo (orientadora), Dr. Romerito Valeriano da Silva (debatedor), Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysosotomo (debatedora), Dr. Luiz Gustavo Santos Cota (debatedor).
Data: 15/12/2017.
Local: Sala de reuniões do Departamento de História.

Aluna: Ana Carolina Pereira
Título: “​Ações de Educação patrimonial realizadas pelo IEPHA-MG: entre os anos de 2005 a 2010”.
Banca debatedora: Dr. ​Angelo Adriano Faria de Assis (orientador);​ Dr. Yllan de Mattos Oliveira (debatedor);  Dra.​ Vanessa Lana (debatedora).
Data: 17/10/2017

Aluna: Tatiane Cristina da Silva
Título: Paisagem em conflito: um estudo de caso do processo de implantação do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e seu impacto junto aos agricultores locais.
Banca debatedora: Dr. Edson Soares Fialho (orientador), Dr. Charlei Aparecido da Silva (debatedor), Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (debatedora), Dr. Gumercindo Souza Lima (debatedor).
Data: 30/08/2017
Local: Sala de defesas de Teses e Dissertações da CEAD/UFV.

Aluna: Ananda Deva Assis Trivelato
Título: Memória em Dança no Vai e Volta: um olhar sobre o Baile dos Guigas
Banca debatedora: Dr. Angelo Adriano Faria de Assis (orientador), Dra. Paloma Elaine Santos Goulart (debatedora), Dr. Leonardo Civale ( debatedor), Dra Vanessa Lana (debatedora)
Data: 28/08/2017
Local: Auditório do DHI

Aluna: Luna Brum Nunes
Título: À sombra da luz. Patrimônio e usos da memória na paisagem urbana do centro de São Paulo.
Banca debatedora: Dr. Leonardo Civale (orientador), Dra. Leila Bianchi Aguiar (debatedora), Dr. Luiz Lima Vailati (debatedor).
Data: 25/08/2017
Aluna: Aline Nascimento
Título: O lugar dos documentos nos processos de tombamento e registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Um estudo sobre o Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana.
Banca debatedora: Dr. Jonas Marçal de Queiroz (orientador), Dr. Renato Pinto Venâncio (debatedor), Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araújo (debatedora).
Data: 25/08/2017

Aluna: Estela de Almeida Flores
Título: Patrimônio Cultural e Cidadania: a atuação do COMPATRI e a salvaguarda dos bens culturais em Ouro Preto (2003 a 2015).
Banca Debatedora:  Dr. Jonas Marçal de Queiroz (orientador), Dr. Yussef Daibert Salomão de Campos ( debatedor), Dr. Leonardo Civale (debatedor).
Data: 23/08/2017
Local: Auditório do DHI

Aluna: Edimara Maria Ferreira
Título: Paisagem universitária e a representação social do negro na Universidade Federal de Viçosa: caminhos percorridos de 1980 a 2015.
Banca debatedora: Dra. Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (orientadora), Dr. Luiz Gustavo Santos Cota (debatedor), Dr. Wagner Barbosa Batella (debatedor).
Data: 22/08/2017

Aluna: Ana Carolina Santos e Silva
Título: Memória e Toponímias: Uma análise da paisagem cultural do município de Ubá-MG.
Banca debatedora: Dr.Wagner Barbosa Batella (orientador), Dr. Elias Lopes de Lima (debatedor), Dr. Leonardo Civale (debatedor).
Data: 22/08/2017

Aluno: Angelo Antonio da Silveira
Título: Desenvolvimento sócio-econômico e a gestão do patrimônio cultural em Lavras Novas: entre ações pró-turismo e políticas públicas.
Banca debatedora: Dra. Karla Denise Martins (orientadora), Dr. Gustavo de Souza Oliveira (debatedor), Dra. Patrícia Vargas Lopes Araújo (debatedora).
Data: 16/08/2017

Aluno: Leonardo Augusto de Almeida
Título: Políticas patrimoniais no Brasil: Um estudo sobre o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá – Minas Gerais.
Local: Sala de Reuniões do DHI
Banca debatedora: Dra. Priscila Ribeiro Dorella (orientadora), Dr. Angelo Alves Carrara (debatedor), Dr. Leonardo Civale (debatedor).
Data: 09/08/2017

Aluna: Tatiani Gomes Gouvêa
Título: Os primórdios da Pós-Graduação em Fitotecnia na UFV: memórias do programa pioneiro no Brasil.
Local: Sala de Reuniões do DHI
Banca debatedora: Dr. Denilson Santos de Azevedo (orientador), Dr. Gustavo de Souza Oliveira (debatedor), Dr. Angelo Adriano Faria de Assis (debatedor).
Data: 18/07/2017

Aluno: Ernani Barbosa Paes
Título: A identidade do esaviano: práticas educativas e controles institucionais em uma escola agrícola mineira da primeira metade do século XX.
Local: Sala de Reuniões do DHI.
Banca debatedora:  Dr. Denilson Santos Azevedo (orientador), Dra. France Maria Gontijo Coelho (debatedora), Dra. Priscila Dorella (debatedora) e Dr. Gustavo de Souza Oliveira (debatedor).
Data: 03/07/2017
Hora: 14h30min

Aluno: Anderson Moreira Vieira
Título: Políticas públicas e patrimônio cultural em Ubá, Minas Gerais: usos de memória e processos de patrimonialização.
Local: Auditório do DHI.
Banca debatedora: Dr. Luiz Lima Vailati (orientador), Dr. Angelo Alves Carrara (debatedor), Dr.Leonardo Civale (debatedor).
Data: 31/05/2017

Aluno: Fernando José Primo do Nascimento
Título: Potencialidades e contribuições de um WEBSIG aplicado à gestão , divulgação e preservação do Patrimônio Cultural no Município de Viçosa/MG.
Local: Sala de Defesas de Teses CEAD.
Banca debatedora: Dr. Wagner Batella (orientador), Dr.Marcos Esdras Leite (debatedor), Dra. Maria Isabel de J. Chrysostomo (debatedora). Dr. Ítalo Itamar Caixeiro Stephan (debatedor).
Data: 24/04/2017