ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ALUNOS NÃO VINCULADOS 2023/1

Encontram-se abertas, ATÉ O DIA 13/01/2023, as inscrições para estudantes não vinculados do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania para o 1º semestre de 2023.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo juntamente com os documentos digitalizados para o e-mail secretaria.poshistoria@ufv.br, até às 23h59min do dia 13 de janeiro 2023, com o título “inscrição de aluno não vinculado”.

CADA ESTUDANTE PODERÁ SE INSCREVER APENAS PARA UMA DISCIPLINA.

Formulário de inscrição: link

Documentos:

• Diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade ou, se estrangeiro, passaporte;
  • Documento de serviço militar, para brasileiros do sexo masculino;
  • Título de eleitor, salvo para estrangeiro; e
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), salvo para estrangeiro.

As disciplina oferecidas para esta modalidade serão:

HIS 810: Paisagem Memória e Cidadania
Carga Horária: 60h (4 créditos)
Horário das aulas: Sextas-feiras, de 08h às 12h.
Paisagem Memória e Cidadania: Os conceitos de Memória, Patrimônio, Paisagem e Cidadania em suas diversas acepções nas Ciências Humanas e nas Ciências Sociais. Os estados nacionais e a institucionalização do Patrimônio. Memória Coletiva e Lugares de Memória. Preservação, conservação e difusão da memória social. O Patrimônio e o exercício da cidadania. Viagens de visita técnica e de trabalhos de campo.

HIS 811: Metodologia do Trabalho Científico
Carga Horária: 30h (2 créditos)
Horário das aulas: Sextas-feiras, 14h às 16h.
Metodologia do Trabalho Científico:
A ciência e a construção do conhecimento. Métodos e procedimentos científicos no processo de produção e transmissão do conhecimento. A elaboração de projetos de pesquisa: definição do objeto da investigação, revisão bibliográfica, formulação do problema, definição da metodologia e elaboração de hipóteses. A Coleta de dados, o tratamento das informações e análise dos resultados.

HIS 812  – Tópicos Temáticos I:
Carga Horária: 30h (2 créditos)
Horário das aulas: sextas-feiras, de 16h às 18h.
Tópicos Temáticos I: O curso – Tópicos em História Oral – tem como objetivo iniciar seus participantes nos debates fundantes da história oral visando debater o lugar ocupado pela metodologia da história oral na historiografia contemporânea, serão discutidas noções teórico-conceituais (memória/esquecimento, temporalidade, identidade e narrativa) tal como aparecem na bibliografia especializada e de maneira articulada às práticas de pesquisa. O que é a “história oral”? Ela é uma metodologia de pesquisa, uma técnica para lidar com fontes de arquivo, uma disciplina autônoma ou uma “arte multivocal”? Quais implicações éticas a relação estabelecida entre entrevistador e entrevistado coloca para o pesquisador? Como lidar com os desafios de análise das memórias documentadas pelas entrevistas de história oral? Concluída a pesquisa, como retornar aos entrevistados os resultados alcançados e publicizar o trabalho?