ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES NÃO VINCULADOS 2021/2

Encontram-se abertas, ATÉ O DIA 24/06/2021, as inscrições para estudantes não vinculados do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania para o 2º semestre de 2021.

Para se inscrever como estudante não vinculado os interessados deverão ter curso superior em qualquer instituição reconhecida pelo MEC.

A disciplina oferecia para esta modalidade será:

HIS 859  -Religiosidades, Paisagens e Simbolismos

Carga Horária: 60h

Horário das aulas: sextas-feiras, de 14h às 18h, online, via googlemeet.

PROPOSTA DA DISCIPLINA:
Este curso tem como objetivo proporcionar uma discussão geral sobre os conceitos de cultura, ritual e festa, na interface entre História e Antropologia. Pretende-se, a partir da apresentação de textos básicos relacionados ao tema, problematizar seus usos teóricos, especialmente no que tange às chamadas festas “populares”. Tais discussões, por sua vez, relacionam-se com debates mais amplos sobre patrimônio cultural, material e imaterial. Dar-se-á ênfase em estudos sobre as ditas manifestações “identitárias” dos brasileiros e dos mineiros. Ao longo de todo o curso, e em particular nas últimas unidades, serão tratadas questões metodológicas concernentes às pesquisas sobre cultura, festa e rituais, no âmbito da história, da memória e da antropologia.

Formulário de inscrição: link

Documentos:

• Diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • 1 (uma) foto recente 3 x 4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade ou, se estrangeiro, passaporte;
  • Documento de serviço militar, para brasileiros do sexo masculino;
  • Título de eleitor, salvo para estrangeiro; e
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), salvo para estrangeiro.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo juntamente com os documentos digitalizados para o e-mail secretaria.poshistoria@ufv.br, até às 23h59min do dia 24 de junho 2021, com o título “inscrição de aluno não vinculado”.

Secretaria do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

Departamento de História