Abertas as inscrições para estudantes não vinculados 2020/2

De 08 a 18 de setembro, estarão abertas as inscrições para estudantes não vinculados do Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da UFV.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição (link abaixo) e anexar a documentação  exigida nas instruções, encaminhando-os escaneados para o e-mail secretaria.poshistoria@ufv.br, até às 23h59min do dia 18 de setembro de 2020, com o título “inscrição aluno não vinculado”.

Para se inscrever como estudante não vinculado o candidato deverá ter curso superior em qualquer Instituição reconhecida pelo MEC.

As disciplinas oferecidas serão as seguintes:

HIS 853 – Paisagens e Identidades Urbanas (4 créditos – 60 horas/aula)

EMENTA: O conceito de paisagem. Aspectos histórico-geográficos do debate sobre paisagem. Espacialidades e temporalidades na apreensão da paisagem. Cultura, natureza e paisagem. A produção do espaço urbano na sociedade industrial e pós-industrial. O imaginário sobre a cidade. Identidades, patrimônio e paisagens urbanas na contemporaneidade.

Professores Angelo Adriano Faria e André Faria

Horário: quintas-feiras 8h às 12h.

HIS 856 – Patrimônio, Memória e Paisagens Culturais (4 créditos – 60 horas/aula)

EMENTA: A disciplina tem o objetivo de investigar os usos da memória, as narrativas e as estratégias de consagração nas políticas públicas de construção, preservação e conservação do patrimônio e de paisagens culturais. A disciplina terá foco em questões referentes a patrimônios culturais africanos e afro-brasileiros.

Professor Thiago Motta.

Horário: Sextas-feiras 8h às 12h.

HIS 857 – Geografia e História Ambiental (2 créditos – 30 horas/aula)

EMENTA: Geografia, história, ecologia e paisagem. Bases teóricas da história ambiental. A problemática espacial nos estudos de história ambiental. Novas abordagens nos estudos da paisagem. Processos de transformações da paisagem ao longo da história geológica. A constituição de paisagens naturais como produto da ação humana em diferentes períodos históricos. Populações tradicionais e a co-evolução da paisagem.

Professoras Priscila Dorella e Carolina Capanema

Horário: Sextas-feiras 14h às 16h.

Os interessados devem colocar ordem de prioridade, caso tenham preferência por mais de uma disciplina.

De acordo com o calendário escolar, as disciplinas se iniciarão em 09 de novembro 2020 e terminarão em 12 de fevereiro de 2021, de forma remota, através da plataforma google meet.

As matrículas dos selecionados acontecerá no dia 06 de novembro de 2020, das 08 às 23:59 horas.  A matrícula será efetuada pelos próprios estudantes, via SAPIENS.

Instruções e documentação exigida:

Formulário de inscrição:

Para o preenchimento do formulário utilize o navegador google chrome.

Atenciosamente,