ABERTA A INSCRIÇÃO PARA ALUNO NÃO VINCULADO 2023/2

Encontram-se abertas, ATÉ O DIA 16/06/2023, as inscrições para estudantes não vinculados do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania para o 2º semestre de 2023.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo juntamente com os documentos digitalizados para o e-mail secretaria.poshistoria@ufv.br, até às 23h59min do dia 16 de jUNHO DE 2023, com o título “inscrição de aluno não vinculado”.

CADA ESTUDANTE PODERÁ SE INSCREVER APENAS PARA UMA DISCIPLINA.

Formulário de inscrição: link

Documentos:

• Diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade ou, se estrangeiro, passaporte;
  • Documento de serviço militar, para brasileiros do sexo masculino;
  • Título de eleitor, salvo para estrangeiro; e
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), salvo para estrangeiro.

As disciplina oferecidas para esta modalidade serão:

HIS 812  – TÓPICOS TEMÁTICOS 1
Carga Horária: 30h (2 créditos)
Horário das aulas: outubro, novembro, às sextas-feiras, das 14 às 18
Tópicos Temáticos I:

A disciplina tem o objetivo de promover uma reflexão acerca da criação dos Estados Nacionais Modernos e da importância que a História, a memória e o patrimônio cultural tiveram e têm para eles. A abrangência da disciplina está associada às dimensões históricas que contextualizam a criação do campo do patrimônio cultural no Brasil, a partir da década de 1930 e da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da UNESCO e do campo do Patrimônio Mundial, no contexto pós-guerra. Com foco no século XX, pretende-se abordar as transformações que vão sofrendo, ao longo do tempo, os principais conceitos que norteiam o campo do patrimônio brasileiro e o campo do patrimônio mundial. Em especial, o próprio conceito de patrimônio cultural e sua expansão em direção ao sentido de política pública de reparação histórica, de inclusão, de direito à memória e de exercício da cidadania. Em relação ao patrimônio mundial, a disciplina foca, principalmente, mas, não exclusivamente, as políticas brasileiras e a formação do acervo brasileiro de bens culturais de naturezas material e imaterial, como patrimônios mundiais e as consequências disso para o país, em termos de narrativas identitárias e construções de memórias. Do ponto de vista teórico-metodológico, a disciplina se ancora nos estudos decoloniais, na sociologia crítica, bem como na Nova História, promovendo análises críticas acerca da própria Modernidade e do patrimônio cultural como uma de suas criações. A disciplina considera não apenas o bem preservado, mas, o próprio processo de preservação ou de patrimonialização como objeto de estudo do historiador. Esse processo deve, portanto, ser contextualizado no tempo e no espaço e, também problematizado. Nesse sentido, pretende-se apontar as lacunas, mas, igualmente as potencialidades do patrimônio cultural, tanto como ferramenta pedagógica, quanto como matéria-prima para políticas públicas de reparação histórica, em especial, no contexto brasileiro.

HIS 822: TÓPICOS TEMÁTICOS 2
Carga Horária: 30h (2 créditos)
Horário das aulas: agosto e setembro, às sextas-feiras, das 14 às 18.
 Tópicos Temáticos 2: O culto aos santos foi um dos pilares importantes nos primórdios do cristianismo. Foi em torno das tumbas de pessoas martirizadas em nome da fé cristã que surgiu o culto a esses “mortos extraordinários”, para usar uma expressão do historiador Peter Brown. Partindo das discussões sobre santidade, do perfil da espiritualidade feminina e da masculina, entre outros elementos, almeja-se mostrar como os santos contribuíram para a consolidação e para a difusão da religião católica. Foi notadamente por intermédio da devoção aos santos, entre outras práticas religiosas, que o catolicismo se fixou no Brasil, interligando religião e formas de sociabilidade. Os santos faziam parte da família colonial e com eles os devotos mantinham e ainda mantêm relações íntimas, quase familiares. Santos e santas emprestam seus nomes para muitas cidades e pessoas, apadrinham crianças, sendo também referência moral e ética em suas vidas cotidianas. Mas a relação estabelecida socialmente entre os santos e seus devotos não é tão simplista como certa literatura voltada para uma interação quase mercantilizada, pautada na noção de promessa, apontou por muitos anos. A “relação de devoção” (termo da antropóloga Renata Menezes) envolve elementos mais complexos, como a leitura e a interpretação de mundo pelos fiéis, a utilização de objetos (muitas vezes concebidos como uma forma de “pessoa distribuída” dos santos), a interação corporal entre santos e devotos, os processos de simbolização, a realização de festejos dedicados a eles, a discussão sobre identidade, patrimônio cultural, entre outros. Enfim, a devoção aos santos e às santas aciona crenças e coloca em prática aspectos relevantes da vida social, que se desdobram para além da vida religiosa, se relacionando com política, classe, raça e gênero. Neste curso pretende-se apresentar aspectos elementares para a compreensão da santidade católica e dos festejos populares dedicados aos santos, a partir de discussões teóricas e metodológicas tecidas na interface História, Antropologia e Sociologia.

Departamento de História – Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/n, Viçosa